Antes de tudo, é necessário compreender exatamente o que é...
Antes de tudo, é necessário compreender exatamente o que é uma auditoria externa, seus pilares, definições, como ela é feita e as principais diferenças nas prática.
Basicamente, a auditoria externa é uma ação corporativa que analisa e atesta a situação, integridade e adequação da contabilidade de uma companhia, prezando pela veracidade dos números e normas presentes nos processos empresariais.
A auditoria externa analisa o que é tecnicamente chamado de demonstrações contábeis.
Ou seja, profissionais especializados e preparados, utilizam técnicas de cálculos e inspeção para identificar todas as movimentações contábeis, suas consequências e status atual da contabilidade da companhia.
Dessa forma, é possível identificar o que está sendo feito errado, o que vem dando certo e como otimizar esses processos. Bem como, a identificação de fraudes ou enganos.
Além disso, a auditoria externa ainda colabora com corte de gastos, garantindo mais economia à empresa, ao identificar o que pode ser cortado ou mudado ali.
Por esses motivos, a auditoria externa é essencial para uma empresa, principalmente aquelas de médio e grande porte, onde é mais provável fraudes ou processos que precisam ser revistos e melhor elaborados.
Por outro lado, vale lembrar que no Brasil, a auditoria externa é obrigatória nas empresas de grande porte, previsto em lei.
Resumidamente, todas as empresas em território brasileiro que possuem um faturamento bruto superior a R$300 milhões por ano, são obrigadas a submeter as demonstrações contábeis a auditores externos, normalmente, semestral ou anualmente.
Pronto, agora você já sabe o que é uma auditoria externa, como ela funciona na prática e seus principais fundamentos e obrigatoriedades.
Mas, afinal, porque essa auditoria não é realizada internamente pelo próprio setor contábil da empresa? Agora, vamos entender isso e as diferenças entre a auditoria externa e interna.
Inicialmente, cabe destacar que ambas existem e podem ser usadas em diferentes contextos dentro das empresas. Porém, é necessário compreender esses dois conceitos e saber o momento certo de aplicar cada um.
De forma geral, a auditoria externa e auditoria interna apresentam diferenças significativas tanto em seus conceitos quanto na forma de usá-las.
Em primeiro lugar, temos a diferença de finalidade. Enquanto a interna visa apenas embasar uma tomada de decisões mais certeira para a gestão, a externa tem o objetivo de garantir boas práticas para manter bons negócios, ou seja, é voltada para o mercado.
A auditoria interna pensa na administração e a externa na imagem do negócio.
Em seguida, temos outros detalhes que também fazem uma grande diferença:
De forma geral, ambas são muito benéficas para uma companhia e garantem a competitividade no mercado, além de melhor controle contábil e administrativo.
Por esse motivo, é da responsabilidade da gestão, compreender a importância de cada uma e quando (ou como) ambas devem ser utilizadas.
De acordo com o que falamos anteriormente, uma auditoria interna faz parte da cultura organizacional e deve ser decidida e elaborada internamente. Saiba aqui quando e como realizar a auditoria interna na sua companhia.
Mas, se você faz parte de uma empresa de grande porte e quer começar ou até mesmo otimizar sua auditoria externa, continue a leitura.
Normalmente, existem muitos fatores que levam a necessidade de uma auditoria externa. Isso, porque muito além da obrigatoriedade para empresas de grande porte, a auditoria externa também se faz necessária para regulamentar processos e diretrizes.
Dessa forma, é possível manter a empresa “na linha”, respeitando as regras e, claro, dentro de um padrão que a mantenha competitiva e benéfica aos olhos do mercado e seus investidores.
Afinal, ninguém quer colaborar com uma empresa “manchada”, não é mesmo?
Nesse sentido, é essencial que a gestão e o departamento contábil e fiscal estejam atentos às necessidades da companhia e, principalmente, aos sinais de que é hora de uma auditoria externa.
Vamos falar melhor sobre esses sinais a seguir.
De antemão, podemos destacar um fator importantíssimo e uma das principais causas que levam à auditoria externa: a perda de confiança do mercado na sua marca.
Sabemos da importância do mercado para qualquer empresa de grande porte, afinal, é daí que surgem investidores, parceiros comerciais e clientes.
Manchar o nome no mercado é um risco alto – e literalmente caro – para qualquer negócio. Por isso, é necessário manter a transparência e confiança nos processos.
Outro sinal muito comum da necessidade de uma auditoria externa é a desorganização nos processos internos.
Com a rotina, é normalmente que números e dados se percam temporariamente em um limbo de tarefas e compromissos, mas lembre-se que se isso acontecer, deve ser TEMPORÁRIO.
É necessário tomar as rédeas do negócio e evitar qualquer tipo de erro ou equívoco contábil, afinal, erros mínimos podem virar risco de fraude ou quebra de regras importantes.
Por fim, mas não menos importante, temos os resultados da empresa. Pode parecer que não, mas a contabilidade reflete diretamente no faturamento e crescimento do seu negócio, sendo capaz de congelar ou otimizar.
Nesse caso, se a sua empresa vem mostrando quedas ou dados estranhos, certifique-se de manter uma auditoria externa semestral ou anualmente no seu negócio.
Assim, você evita dores de cabeça e ainda garante a melhoria contínua.
Leia também: 7 tendências tributárias para 2022
Agora, você já está bem informado e preparado para realizar uma auditoria externa eficaz na sua empresa. Veja a seguir, como não errar e tirar o melhor possível deste processo.
Por fim, confira algumas dicas práticas de como a gestão pode garantir uma auditoria externa bem feita e que realmente faça a diferença na companhia.
Em primeiro lugar, não podemos deixar de destacar esse fator indispensável para uma auditoria externa de excelência: contrate bons profissionais.
Na Alpha Origem, por exemplo, são anos de experiências com empresas de diversos setores. Os serviços são realizados com alta tecnologia e conhecimento técnico para uma auditoria externa completa e eficiente.
Buscar esse tipo de parceria preparada fará toda a diferença no seu negócio.
Outro aliado importantíssimo nessa ação é a tecnologia. Atualmente, existem diversos tipos de plataformas e ferramentas de inteligência artificial que auxiliam na coleta e análise de dados de forma estratégica e ágil.
Além disso, é possível realizar relatórios e contribuições em tempo real e de forma colaborativa. Sendo assim, muito importante para garantir a veracidade e qualidade da auditoria externa, bem como, o acompanhamento da gestão.
Anteriormente, falamos da importância de contar com uma empresa confiável, experiente e eficiente para a realização da auditoria externa, certo?
Nesse sentido, lembre-se de verificar a forma de trabalho, como é feito o passo a passo da auditoria e, principalmente, se a empresa possui softwares e tecnologias, com profissionais preparados para utilizá-las a seu favor.
Esse é um passo importante para conseguir uma auditoria feita com qualidade e dedicação por parte dos profissionais responsáveis. Além disso, os resultados serão benéficos para o seu negócio.
Agora, falamos de um passo que na verdade deve fazer parte da rotina de trabalho do time de contábil e fiscal: manter a organização.
Basicamente, todos os documentos, papeladas, dados e históricos devem estar bem organizados e protegidos no sistema interno.
É necessária a criação de uma cultura corporativa que preze pela organização em primeiro lugar, protegendo os dados e evitando fraudes ou erros.
Não é à toa que a auditoria externa deve ser feita por profissionais independentes, de fora da companhia. Isso acontece, justamente porque esse profissional garante um olhar de fora para dentro.
Ou seja, a falta de vínculos garante seriedade e imparcialidade na coleta e análise, além é claro, de uma visão mais completa sobre o que vem acontecendo.
Dessa forma, é possível gerar informações mais puras e sugestões mais estratégicas de ajustes e melhorias. Por isso, esse comportamento também deve ser adotado pela gestão.
Finalmente, agora você está pronto para realizar uma auditoria externa completa e eficiente na sua empresa. Conte com a Alpha Origem para realizar a auditoria externa e demais serviços contábeis e fiscais na sua empresa. Entre em contato.
Antes de tudo, é necessário compreender exatamente o que é...
O que é tributo e imposto? É comum vermos por...
Planejamento e reforma tributária: tudo que você precisa saber Inicialmente,...